Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, outubro 14, 2006

Catequese 1 - Já vou à Catequese

O dia hoje estava magnífico: o sol brilhava, o céu estava azul forte e o ambiente quente.
Hoje foi o nosso segundo encontro. À hora marcada lá estavam as crianças, numa alegria imensa e uma enorme boa disposição.
Lá fomos entrando, alguns mais atrasados mas em pouco tempo o grupo compô-se - 27 crianças, embora tenha notado a ausência de 2 e a entrada de 4 caras novas.
Os primeiros encontros do 1º ano de catequese são extremamente simples pois servem para que a criança se integra nesté novo grupo.
O encontro consistiu em identificar os elementos do grupo que já conheciamos e aqueles que hoje conhecemos pela primeira vez, continuação da actividade da semana passada na qual elaboramos um cartaz com os nomes do elementos do grupo. Hoje colocamos o nome dos que faltavam e ainda o nome do Amigo especial que iremos conhecer ao longo do ano - Jesus.
Hoje estive sozinha com o grupo. Não foi fácil a tarefa. As crianças de 6 anos têm uma grande dificuldade de se concentrarem por um largo período de tempo e hoje foi dificil conterem o riso. Como podem entender as crianças que devem estar atentas ao que se passa na catequese? Claro que entendem que a catequista fica triste quando eles não se portam bem, e que até o nosso amigo Jesus fica triste por ver que o comportamento não é nada bonito. Mas nas suas pequeninas cabeças já existe a ideia de um Jesus castigador - "quando Jesus está zangado faz trovoada". Há muito trabalho para ser feito neste grupo e a verdade é que já há muito tempo que não tenho sob minha responsabilidade o grupo do 1º ano. Digamos que já estou um pouco desabituada, mas acredito que a força do Espírito Santo não me desamparará.

Senhor, não posso! Não vou conseguir!
Deus responde-nos: "Filho, podes fazer tudo" (Filipenses 4:13)


Eu não tenho talento suficiente.
Deus responde-nos: "Eu te dou sabedoria" (I Corintios 1:30)

Adaptado de A Capela

Sem comentários: