Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, fevereiro 24, 2007

Quaresma na Catequese e na Família

No dia 21 de Fevereiro de 2007 iniciou-se um período importante de reflexão que antecede a grande festa dos Cristãos – a Quaresma.
A Quaresma é uma caminhada de 40 dias que nos conduz à Páscoa. Os Hebreus caminharam 40 anos no deserto para só depois alcançarem a Terra Prometida; foram 40 anos de vida dura, sacrificada, de purificação da idolatria. Moisés permaneceu 40 dias no Sinai antes de receber a Lei, em oração e penitência diante da majestade de Javé. Elias caminhou 40 dias no deserto para chegar ao monte de Deus. Cristo jejuou 40 dias no deserto antes de iniciar a sua vida pública. A Quaresma é o grande período em que toda a Igreja se recolhe, e se purifica para preparar a Páscoa.
Por comemorarmos o Ano da Família, na nossa diocese, este foi também o tema escolhido para a Quaresma na nossa paróquia. Queremos deste modo aproximar a família da catequese, pois é na família que a catequese começa.
Actividade a desenvolver

Para cada semana da Quaresma é apresentada uma proposta de uma actividade individual. Fazendo o que aí se propõe cada um poderá recortar a pegada, com a ajuda de um adulto, para a colar no cartaz que ilustra o caminho.
É importante que a família se responsabilize por acompanhar esta caminhada, ajudando a criança a estar atenta a si mesma, aos outros e a Deus, e a fazer pequenas tarefas que demonstram essa atenção.
No dia 31 de Março cada criança deverá levar para o encontro da catequese o seu cartaz preenchido, para o apresentar na Celebração Pascal, que se realizará no dia 1 de Abril.



O nosso caminho...

A nossa pegada...

A tarefa desta semana: Ao longo desta semana, procura estar atento às escolhas que vais ter de fazer. Podem ser pequenas coisas, em casa, na escola, com os teus amigos, (por exemplo ver televisão ou ajudar a mãe ou a avó a pôr a mesa), e anota uma em que te parece que conseguiste escolher como o teria feito Jesus se estivesse no teu lugar. Se cumpriste a tarefa não te esqueças de colar a tua pegada no caminho!

NOTA: As actividades desenvolvidas ao longo da Quaresma serão adaptadas a partir daqui e daqui.

3 comentários:

Maria João disse...

Ora aqui está um bom exercício para crianças e adultos.

Obrigada pela dica.

beijos em Cristo

J disse...

Catequista,

Grande exercicio de Quaresma, rezo para que todos sejamos capazes de nos convertermos interiormente e prepararmos para a Páscoa.

Um grade beijinho em Cristo e Boa Quaresma!

J disse...

Catequista,

Deixei te um desafio no meu blog.

Um grande beijinho