Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

quarta-feira, março 14, 2007

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA SACRAMENTUM CARITATIS

Foi ontem publicada a Exortação Apostólica SACRAMENTUM CARITATIS.

"1. Sacramento da Caridade, a santíssima Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem. Neste sacramento admirável, manifesta-se o amor « maior »: o amor que leva a « dar a vida pelos amigos » (Jo 15, 13). De facto, Jesus « amou-os até ao fim » (Jo 13, 1). Com estas palavras, o evangelista introduz o gesto de infinita humildade que Ele realizou: na vigília da sua morte por nós na cruz, pôs uma toalha à cintura e lavou os pés aos seus discípulos. Do mesmo modo, no sacramento eucarístico, Jesus continua a amar-nos « até ao fim », até ao dom do seu corpo e do seu sangue. Que enlevo se deve ter apoderado do coração dos discípulos à vista dos gestos e palavras do Senhor durante aquela Ceia! Que maravilha deve suscitar, também no nosso coração, o mistério eucarístico!"
In Introdução
Em tempo de Quaresma uma leitura que se recomenda e que a todos nos alimentará!

2 comentários:

Maria João disse...

Um mistério que se deve revelar em nós em oração, palavra e acção. STª Teresinha fazia questão que houvesse estas três componentes na sua vida.

P.e Júlio da Costa Gomes disse...

Apenas algumas questões. O que é a Eucaristia se carece da vivência plena entre os irmãos do Evangelho? Viver a Eucaristia não será rodearmo-nos daqueles que não conhecem Cristo e anunciá-lo como o ressuscitado? Levar aos outros Cristo não será a plenitude da vivência da Eucaristia? Por isso caminho pela net...