Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

quarta-feira, novembro 28, 2007

Advento 2007

O Advento está aí à porta - tempo de preparação para os cristãos, tempo em que somos convidados a abrir o nosso coração a Jesus que se fez homem como nós.


Na nossa paróquia decidimos trabalhar o Advento sob o lema da Família, uma vez que na nossa diocese esta é também a temática do ano!


A ideia é ir construindo o presépio, peça a peça, ao longo das 4 semanas que antecedem o Natal, com diversos materiais, com muita imaginação.


No meu grupo o trabalho irá envolver a família de um modo mais directo. Em cada semana, em família, todos são convidados a:



· Contemplar - cada uma das figuras do presépio



· Oferecer estímulos de vida - através de gestos ou palavras que transmitam o amor que sentem



· Reflectir a Palavra de Deus - em partilha



· Construir o presépio da família - nas famílias em que existe o hábito de se construir o presépio, em cada semana será colocada uma peça. Como alternativa poderão pintar este desenho, que depois levarão para o nosso encontro de catequese, em Janeiro.



A nível paroquial, ao longo das quatro semanas, uma das Eucaristias Dominicais será preparada pelos diferentes grupos de catequese, que estarão responsáveis por colocar a peça no presépio. Também a comunidade será convidada a reflectir a Palavra de Deus e a oferecer estímulos de vida.


Na Igreja, ao longo do Advento, irá aparecer uma estrela que, lentamente se irá aproximar do local de nascimento de Jesus, assinalando-o para os Reis Magos.

(Actividade adaptada da Campanha do Advento promovida pelo Secretariado Diocesano de Educação Cristã do Porto - Revista Mensagem)

2 comentários:

Maria João disse...

Muito bonito!

Bom Advento! :)

beijos em Cristo

silvino disse...

"estímulos de vida"..uhm.. gostava de ouvir como resultou essa parte desta experiência de advento :)

ah, e parabens pela concretização!