Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

quarta-feira, novembro 28, 2007

Catequese 7 - Jesus é Filho de Deus

Preparar o encontro do último Sábado não foi muito fácil.

O objectivo seria mostrar Jesus como Filho muito Amado de Deus, a partir da ideia de que os filhos são o encanto dos pais. O problema é que no grupo existem algumas crianças com problemas a nível familiar que, pelas mais variadas razões, são criadas por outros familiares, avós ou tios.

Mas dando a volta à questão, usando um pouco da psicologia lá se chegou ao objectivo pretendido. Na verdade, ser catequista exige mesmo isto - conhecer bem os nossos meninos, saber os problemas com que lidam, falar sem ferir ninguém.

E no nosso encontro Deus apresentou Jesus como o Seu Filho muito amado, no qual pôs todo o Seu Amor. A verdade é que Jesus é filho de Deus, mas nem todos acreditaram (acreditam) n'Ele! Mas aí está a Fé, a Fé que nos faz acreditar mesmo sem ver.

Jesus, eu creio que Tu és o Filho de Deus.

Jesus, eu creio que Tu és Deus como o Pai.

Jesus, eu creio que estás comigo e és meu amigo.

No Domingo seguinte, Domingo de Cristo Rei, a catequese participou de forma activa na Eucaristia. Foi bom ver a Igreja cheia de crianças, pais e familiares.

Na Acção de Graças, através da apresentação de frases e de simbolos, todos puderam compreender o verdadeiro significado de ser Rei - Jesus nasceu na humilde família de Nazaré, sem luxos ou confortos, foi morto numa cruz, mas a sua maior realeza é a Ressurreição, pois Ele é Rei de um Reino de Amor, Paz, Verdade e Justiça!

Sem comentários: