Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sexta-feira, maio 15, 2009

Actividade de Maio I

A História do Rosário


Segundo consta, o rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos de David eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.
Por volta do ano 800, começou a surgir o costume, entre os leigos, de recitarem 150 “Pai-Nossos”. No início os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. É a origem do instrumento que chamamos de terço.
A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". Todas as vezes que rezamos uma Avé-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário que rezamos completo oferecemos a Nossa Senhora uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário é a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
Com o Rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor, de glória e de luz de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus.


Como rezar o Rosário

O Rosário completo é formado actualmente por quatro partes. Como desde o século 19 o Rosário tinha três partes, cada parte é tradicionalmente chamada de "terço". Cada terço é composto por cinco mistérios. Cada mistério, por sua vez, é contemplado com uma meditação própria e a recitação de:

um Pai-Nosso,
dez Avé-Marias
um Glória ao Pai
jaculatórias (pequenas orações)


Deve-se iniciar a oração do Terço fazendo o Sinal da Cruz.
Em seguida anuncia-se o mistério, de acordo com o dia da semana e reza-se um Pai-Nosso na primeira conta grande (no desenho o que está assinalado a verde).

Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar uma Avé-Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai-Nosso, dez Avé-Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
Ao terminar o 5º mistério reza-se um Glória. De seguida rezam-se três Ave-Marias por alguma intenção especial e termina-se com a oração da Salvé Rainha.
Quando não se reza o Rosário inteiro, pode-se recitar um só terço, ou então as dezenas separadamente, contanto que se complete ao menos um terço no mesmo dia.

Sem comentários: