Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

sábado, outubro 02, 2010

Balanço do ano de Catequese 2009/2010

Embora esteja a iniciar um novo ano de catequese, não posso deixar de fazer um pequeno balanço do ano que terminou.

Em termos de grupo de catequese, posso dizer que o ano foi positivo. Com uma assiduidade de cerca de 25 crianças, o grupo trabalhou dentro das suas limitações e das próprias dificuldades que fui encontrando e que por aqui já fui referindo - pais que não são praticantes, crianças que parecem não vivenciar o que aprendem e como tal, raramente participam na Eucaristia (a menos que seja alguma festinha da catequese).

Para o meu grupo, o ano foi concluído com uma celebração - a Celebração da Palavra - uma Eucaristia muito simples, que contou com a participação de 14 crianças que das mãos do pároco receberam a Bíblia. Não foi nada de exuberante, nem para chamar a atenção. Houve a preparação necessária e eles souberam estar atentos. O próximo ano será de trabalho e descoberta da Bíblia - assim se justifica a sua aquisição no 4º ano.

A nível da catequese paroquial, digo tristemente, foi dos piores anos - falta de comunição, individualismo, falta de partilha de experiências e de saberes e um número reduzido de encontros, fez com que este ano fosse, na minha opinião o ano mais difícil de trabalhar. Nºao sei bem porquê, mas existem certas quezílias que não serão de certeza naturais num grupo de catequistas. Existe ainda a indisponibilidade para trabalhar em grupo e o trabalho acaba sempre por cair nos mesmos... Espero do fundo do coração que o próximo ano seja diferente.

Sem comentários: