Caminhando ao Encontro

Caminhando ao Encontro

domingo, outubro 03, 2010

Novo Ano de Catequese - 2010/2011

Já começou o novo ano de catequese. Muitas crianças ainda não apareceram, embora já tivessemos 2 encontros de catequese. Mas o início é sempre a conta-gotas...
Uma das nossas grandes dificuldades, enquanto catequistas, é o primeiro encontro. Acaba por ser um encontro sem grande significado, com uma certa confusão, que se resume a cada catequista indicar a hora e o dia da sua catequese. Mesmo assim, este ano quisemos fazer o nosso compromisso numa Eucaristia, na presença de pais e crianças, e não se pode dizer que tivessemos uma fraca adesão. Provavelmente, este deverá ser o início oficial no próximo ano de catequese (dispensando-se a outra tarde).
O "meu grupo" este ano segue o caminho do 5º catecismo "Eu Sou o Vosso Deus". Pelo que pude ver, vai ser uma grande caminhada, na certa com algumas dificuldades, mas o Espírito Santo estará presente para ajudar. Por agora, e na pesquisa que andei a fazer pela net, já encontrei informação muito útil, em especial no cantinho da Celina, "a paixão de ser catequista", o qual recomendo vivamente.
Quanto ao grupo de catequistas, está o compromisso assumido de este ano desenvolver um trabalho diferente, com partilha e união, amizade... Esperemos, sinceramente, embora a reunião de ontem à noite (a primeira oficial) não tivesse corrido da melhor maneira...(infelizmente certas pessoas não medem aquilo que dizem, dizendo aquilo que pensam, sem pensarem que isso pode ofender os presentes...).
Para este período já estamos a trabalhar e assim, neste mês de Outubro, já agendamos uma reunião de reflexão sobre a catequese, dirigida a catequistas da paróquia e ainda das paróquias vizinhas, com a presença de uma irmã franciscana e ainda uma reunião geral de pais, para reflectirmos sobre as crianças e a catequese, em colaboração com elementos dos Salesianos.
Esperemos que corra tudo da melhor maneira.
A todos um bom ano de catequese!

Sem comentários: